As principais indicações do cranberry são:
Alguns estudos mostram que o cranberry poderia prevenir e ajudar no tratamento de infecções urinárias, já que é rico em proantocianidinas, flavonoides que têm ação antibacteriana e impedem o desenvolvimento de bactérias na bexiga.
No entanto, mais estudos realizados em seres humanos são necessários para comprovar os benefícios do consumo do cranberry na infecção urinária.
Por conter ótimas quantidades de flavonoides com ação antioxidante, o cranberry melhora a ação da insulina, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
Além disso, as fibras presentes no cranberry também diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, favorecendo a regulação dos níveis sanguíneos de açúcar.
O cranberry é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação e combatendo, assim, a prisão de ventre.
Por ser rico em antocianinas, proantocianidinas e catequinas, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, o cranberry diminui os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, enquanto aumenta os níveis do colesterol “bom”, o HDL, evitando doenças cardiovasculares como aterosclerose e infarto.
Além disso, o cranberry também ajuda a prevenir e pressão alta, porque inibe a enzima conversora da angiotensina, uma enzima responsável pela contração dos vasos sanguíneos e que está relacionada com o aumento da pressão arterial.
O cranberry é rico em vitamina C, vitamina A e flavonoides, que são nutrientes e compostos antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, combatendo bactérias e vírus e ajudando a reduzir o tempo de duração de gripes e resfriados.
O cranberry previne o envelhecimento precoce pois atua combatendo o excesso de radicais livres no organismo, que são um dos responsáveis pela formação de rugas, linhas de expressão e flacidez na pele.
Por ser rico em proantocianidina, um composto bioativo com ação bactericida que diminui a proliferação e impede o crescimento bacteriano, o cranberry combate o Helicobacter pylori, ajudando no tratamento de infecções como gastrite e úlceras.